CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM (COREN/SP) RECEBE MEDALHA MÉRITO DA SAÚDE PELAS MÃOS DO VEREADOR APOLINARIO
- comunicacaoapolina
- 21 de out.
- 2 min de leitura
Órgão é responsável pelo bom andamento do serviço de saúde no município
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) recebeu a medalha Mérito da Saúde em solenidade na Câmara Municipal nesta segunda (20). A honraria foi concedida pelo decreto legislativo 21/25, proposto pelo vereador Claudio Apolinario (PSD).
Criado há 50 anos com a finalidade de assegurar o exercício ético e legal da enfermagem, o Coren-SP integra o sistema do Cofen (conselho federal), responsável por regulamentar, registrar, supervisionar e orientar enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o território nacional.
O autor da homenagem afirmou que “o Coren-SP, um pilar que sustenta a segurança e a ética na enfermagem, completa meio século de existência e dedicação em 3 frentes de trabalho: a fiscalização da assistência prestada à população, o zêlo pela conduta e competência dos profissionais e a defesa incansável da valorização da categoria, a mais numerosa na área da saúde e linha de frente em todas as unidades e no atendimento domiciliar, oferecendo cuidado e conforto”. O parlamentar lembrou ainda a resiliência demonstrada em momentos desafiadores, a exemplo da pandemia de covid-19. E leu um poema escrito por ele para a ocasião.
O secretário de Saúde, George Zenha, destacou o papel de acolhimento da enfermagem nos serviços tanto da rede pública quanto privada, a escuta, triagem, o apoio aos médicos e aos gestores das instituições de saúde.
Durante a cerimônia, outros representantes de segmentos também foram homenageados com diplomas simbólicos: Ivany Baptista, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap (instituições de ensino); Maria Helena Sant’Ana Mandelbaum, coordenadora da pós-graduação em Enfermagem em Dermatologia da Univap e diretora da ONG Deemacamp (pesquisa); Joselma Alves, secretária adjunta (Secretaria de Saúde); Nilson Thiago Silva, coordenador de Enfermagem do Hospital Policlin e a técnica de enfermagem do Hospital Vivalle, Beatriz Cristina Landim Paraiso (hospitais privados); Renata Mantovani, diretora de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho, (hospitais públicos); e Maria Cristina Martins Alvarenga, enfermeira da vigilância epidemiológica e especialista em imunização, representando a rede municipal.

















Comentários